Programa de Pós-graduação em Direito
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora do NEPEC, Arícia Fernandes Correia, participa de Audiência Pública da ADPF 976 no Supremo Tribunal Federal.

No dia 22 de novembro de 2022, a professora e doutora Arícia Fernandes Correia participou da Audiência Pública relativa a ADPF 976, no Supremo Tribunal Federal. A participação da coordenadora de pesquisa do NEPEC girou em torno da situação das pessoas em situação de rua e o papel do núcleo no processo de garantia do direito à moradia digna. 

Na oportunidade, Arícia Correia aproveitou para apontar a importância da regularização fundiária de caráter social  (REURB-S) como forma de fazer valer um dos princípios primordiais da Constituição de 1988, a função social da propriedade, prevista no art. 5º, inciso XXIII. 

Para além disso, a pesquisadora ressaltou a importância da regularização fundiária e da titulação como forma de garantir a segurança jurídica dos indivíduos, especialmente aqueles que habitam em moradias populares.  

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Direito da Cidade (NEPEC) reafirma no STF o seu papel enquanto agente ativo na promoção de um direito à cidade que seja extensivo a todos. 

Gostou deste conteúdo? Compartinhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp