Pesquisadores no Conjunto Habitacional Oswaldo Cruz em 14/06/2022. Fotos: NEPEC
Pesquisadores do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Direito da Cidade (NEPEC) compareceram no sábado, dia 4 de junho, ao Conjunto Habitacional Oswaldo Cruz para atividades da pesquisa Moradia de Direito.
Na oportunidade foram realizadas conversas e coleta de dados junto aos moradores do conjunto, encerrando a primeira fase da pesquisa. Os pesquisadores também tiveram a oportunidade de abordar os moradores de porta em porta, além de confraternizar com todos.
O apoio e colaboração de moradores e pesquisadores, demonstram que a pesquisa vem se pautando no contato direto entre os que ali residem com grupo de pesquisa.
Atividades no Conjunto Habitacional Oswaldo Cruz em 14/06/2022. Fotos: NEPEC
PROJETO MORADIA DE DIREITO
O projeto de pesquisa Moradia de Direito é um eixo de regularização fundiária do Projeto Na Régua – Moradia Digna, Arquitetura Acessível, e está focado na consultoria jurídica voltada para estratégias de titulação de imóveis negociados com a população fluminense, que ainda permanecem em nome da Companhia Estadual de Habitação – CEHAB.
Nesse sentido, o eixo da pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Direito da Cidade (NEPEC). Além disso, o Conjunto Habitacional Oswaldo Cruz (CHOC), localizado na zona norte da Cidade do Rio de Janeiro, foi escolhido para ser o recorte inicial da pesquisa, afinal se trata de Empreendimento cujos títulos de propriedades se vinculam à CEHAB e que também é contemplado com o projeto de reformas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, também vertente do Projeto Na Régua.