Pesquisadores do NEPEC na visita técnica a Comunidade da Mangueira
No dia 31 de agosto, os pesquisadores do núcleo estiveram na Mangueira para uma visita técnica e foram recebidos por moradores e técnicos (engenheiros, arquitetos, projetistas e assistentes sociais) que realizam projetos de melhorias habitacionais com o intuito de emitir pareceres sobre as condições de segurança nas construções. Durante o trabalho de campo, foi possível diagnosticar e propor soluções jurídicas para a habitação de interesse social, um dos principais campos de estudo do projeto de extensão.
Já no dia 6 de setembro, os pesquisadores estiveram presentes na inauguração da sala de leitura, na comunidade do Jacarezinho, que leva o nome de uma importante personalidade da literatura brasileira: Carolina Maria de Jesus. Reconhecida internacionalmente pela relevância de seus trabalhos, a escritora e poetisa foi catadora de papel e moradora de São Paulo, especificamente do Morro do Canindé. Tendo como enredo esse cenário, a autora é reconhecida pelo brilhantismo com que conseguiu transmitir a dura realidade em que vivia nesses espaços.
Nesse sentido, tanto as visitas técnicas quanto o fomento das atividades culturais na cidade cumprem com o objeto de estudo do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Direito da Cidade (NEPEC), incluindo a aproximação da universidade nas demandas por direitos sociais, em suas múltiplas facetas.
Pesquisadores do NEPEC marcam presença na inauguração da Sala de Leitura Carolina Maria de Jesus, no Jacarezinho